Música e Vinho | Centro América FM Cuiabá - Easy | Cadena
VOLTAR PARA EPISÓDIOS

SUGESTÃO DE HARMONIZAÇÃO

12/06/2026 08:00 | DURAÇÃO 2:15

Notas do Episódio

Que delícia ter a sua companhia nesta manhã no Música e Vinho, que hoje tem um gostinho de dar água na boca. Me deu água na boca só de lembrar do queijo Brie com geleia na hora de escrever este Música e Vinho. Afinal, Brie é o queijo mais antigo da França e, hoje em dia, faz um sucesso nas festas, servido com massa folhada e geleias de vários sabores, frutas e mel. É uma super combinação com vinho. Brie com geleia pede um vinho. A região de Brie está próxima a Champagne, na França, e, por isso, a harmonização é um clássico: Brie com Champagne. O queijo Brie é considerado o queijo dos reis ou o rei dos queijos, porque os reis o elegeram, no Congresso de Viena, em 1814, como o mais macio e saboroso da França. Foi eleito pelo imperador Carlos Magno I. O Brie tem a textura macia e sabor forte, sabor lácteo forte, e combina com a textura cremosa e os aromas lácteos dos espumantes, dos famosos champanhes. Combina também com saladas, carnes, fundis, castanhas como amêndoas, geleias e mel. Pode ser consumido frio, empanado e frito ou, ainda, assado na massa folhada. Não tem aperitivo melhor que o Brie com massa folhada e geleia de frutas vermelhas ou frutas amarelas, como o damasco. Nesta receita, o frutado da geleia conta muito para harmonização, e os tintos mais leves surgem com perfeição para este casamento. Aromas de frutas vermelhas ou amarelas, aromas doces intensos, combinam super bem. Enquanto o seu Brie assa, você já pode escolher entre um Pinot Noir do Chile, um Pinot Noir da Nova Zelândia, da região da Califórnia ou, ainda, da Borgonha. A uva Pinot Noir é a chamada Leide das uvas, uma uva autóctone da região da Borgonha. A frutinha fresca, frutas vermelhas e delicadas, notas de morango, cereja e cogumelos que lembram o mofo da casca do Brie. Essa é a excelente harmonização: Brie com champanhe ou um tinto de Pinot Noir. Sugestões de harmonização para você seguir degustando, lembrando sempre, claro, de manter a moderação.